Como eu comentei na semana passada, uma das maiores surpresas da WWDC foi a quantidade de atualizações que o iPad OS ganhou. São vários pontos que hard users, como eu, pediam há muito tempo. Quando o iPad começou a ganhar chips da linha M, a arquitetura tornou-se igual a dos Macs, inclusive o tablet foi o primeiro a receber o chip M4. Além disso, o display dos modelos Pros são os melhores fabricados pela Apple. Mesmo assim, em vários momentos, eu tinha que levar o Mac para o trabalho e deixar o iPad em casa. Um dos pontos era a possibilidade de escolher um microfone externo para a entrada de áudio e uma saída diferente em alto-falantes na sala de aula, por exemplo. Vários detalhes como este estão corrigidos para o iPad OS 26 e aproximação em relação ao Mac aumenta. Eu já entendia que, para pessoas que precisam criar textos simples, trabalham com redes sociais e usam muito email, o iPad já poderia estar no lugar do Mac. Agora, o usuário que edita vídeo no Final Cut e deixa processando o resultado em segundo plano ou precisa utilizar muitas janelas ao mesmo a tempo, também pode usar o iPad como computador principal.
Ok, mas por que usar o iPad e não o Mac? Primeiro que a tela é muito melhor, um iPad Air tem o display com mais qualidade do que um Macbook AIr. Assim como um iPad Pro tem uma tela melhor, para não dizer fantástica, em relação a um MacBook Pro. Segundo que o iPad pode ter 5G dentro dele, o que é bem bacana para profissionais nômades. Terceiro que é geralmente mais leve que um Macbook. Quarto que poderia ser o primeiro motivo, o iPad tem toque na tela e caneta para rabiscar ideias e mapas mentais. Por fim, como a Apple ressalta, ele é o computador hoje mais flexível que existe, podendo ser controlado pelas mãos, caneta, mouse, trackpad ou teclados de vários formatos. Pode também ser conectado a um monitor externo e ter comportamento parecido com um Mac, neste cenário. Esta extensão nas telas cheias só funciona em iPads com chips M, mas o modo espelhado trabalha em qualquer iPad.
Enfim, por algum motivo, a Apple resolveu estreitar muito as fronteiras entre as duas plataformas. Estou há uma semana com um iPad de testes rodando a versão Beta 1 do OS 26 e as promessas estão todas ali materializadas. Falta agora somente acabamento e estabilidade, que devem vir nos próximos meses.
Destaques da semana:
Apple's Shortcuts app is getting a huge upgrade in iOS 26 and macOS 26 — here's how it will help you - Toms Guide
____________________
____________________
iOS 26 SDK offers strongest hint yet at a foldable iPhone - 9to5Mac
____________________
Hands-On: How Apple’s New Speech APIs Outpace Whisper for Lightning-Fast Transcription - MacStories
____________________
Apple’s built-in transcriber blows away Whisper - Six Colors
____________________
Netflix will air traditional TV channels inside its app in France - The Verge
____________________
Aplicativo do Gemini para iOS agora suporta upload de vídeos - MacMagazine
____________________
Interview: Craig Federighi Opens Up About iPadOS, Its Multitasking Journey, and the iPad’s Essence - MacStories
____________________
Apple's Foldable iPhone Production to Begin This Fall for 2026 Release - Macrumors
____________________
Meta announces Oakley smart glasses - The Verge
Dicas de vídeos:
Dica de App da Semana:
Adobe Project Indigo
Este App era um experimento que a Adobe resolveu tornar público. Segundo eles, é um “computational photography camera app”, ou seja, eles usam toda a expertise da empresa para melhorar fotos no iPhone. O aplicativo substitui a câmera tradicional da Apple e é voltado para quem quer mais recursos. Nesta página a Adobe colocou detalhes.